JAVA SPRING: primeiros passos

Tags:
Java Spring icon

Java já foi o rei absoluto do desenvolvimento, mas com o tempo, novas linguagens e tecnologias surgiram, desafiando sua supremacia.

Eis a pergunta de muitos: estaria o Java relegado ao passado? É aí que o Spring Framework entra em cena, como um herói que reviveu a lenda!

Vamos aprender neste post suas principais vantagens e desvantagens, bem como preparar o ambiente de instalação para criação do primeiro projeto.

O que é o Java Spring?

Se você está começando no desenvolvimento Java ou procurando uma maneira de tornar seu desenvolvimento mais produtivo, o Spring é uma ótima escolha, sendo um framework backend poderoso e versátil que pode ajudar você a construir aplicações Java de alto desempenho e escaláveis.

Além disso, o Spring Framework possui uma comunindade muito ativa, sendo uma das mais completas soluções do mercado quando o assunto é Arquitetura de Microsserviços (microservices)!

Em alguns contextos mais específicos, é possível também utilizá-lo como Server Side Rendering para roteamento de páginas HTML, construindo desse modo Frontends com o uso do Thymeleaf.

Contudo, é fato que Frontend não é o ponto forte deste framework, devendo ser usado apenas como solução Backend quando o contexto exige interfaces visuais mais complexas e dinâmicas, deixando para cargo dos famosos React, Angular ou VueJS a execução de tais tarefas!

O Spring continua a evoluir, adaptando-se às novas demandas e garantindo um futuro promissor para a plataforma Java, contando com inúmeras releases e integrações que podem ser consultadas em seu site oficial: https://spring.io/

Spring: história

O Spring surgiu em um momento crucial da história do Java, respondendo às necessidades de uma nova era de desenvolvimento web e de aplicações mais complexas., o que garantiu sua relevância no cenário tecnológico atual.

Tudo começou em 2002, quando Rod Johnson lançou o Spring Framework, baseado em sua experiência e inspirado em outras linguagens como Ruby on Rails, proporcionando inovações como: Injeção de Dependências, estrutura MVC, flexibilidade de configuração e principalmente integração facilitada com Banco de Dados.

Posteriormente, ele veio como se fortalecer ainda mais com a introdução do Spring Boot e as soluções focadas para Microsserviços tais como Api Gateway, Load Balancers, Circuit Breakers e também programação Reativa com WebFlux!

Tudo isso faz com que o Spring possa ser uma das melhores opções quando a combinação é Microsserviços + Escalabilidade + Robustez!

Então o Java Spring é a melhor opção para backend? É clichê mais precisa ser dito: depende!

Tudo irá depender do contexto e dos requisitos da aplicação, porém uma coisa é fato: você não deve ignorá-lo como uma boa opção a ser adotada! 😉

Criando um projeto com Java Spring

  • Preparação do ambiente:

ATENÇÃO: Na seção de Instalação do Java, será oferecido várias opções diferentes, podendo optar pela que melhor desejar ou segundo seu sistema operacional!

1. Instalação do Java:
Instalação no WINDOWS:

Faça o donwload da versão compactad do instalador do Open JDK no site oficial, de acordo com o seu sistema operacional, disponível em: https://jdk.java.net/archive/

JDK downloads

Após o download, descompacte a pasta e coloque-a no diretório onde está seus programas (aqui será utilizado a versão jdk 22.0.2, porém você pode usar a de sua preferência):

Pasta JDK

Copie o caminho até chegar esta pasta do jdk (neste exemplo, seria: C:\java\jdk-22.0.2 )

Vá até as variáveis de ambiente do seu computador (você pode digitar “variáveis” na barra de pesquisa do windows).

Clique no botão “Variáveis de Ambiente”:

Variáveis de ambiente

Na seção de “Variáveis do Sistema”, clique em “Novo”, crie a variável JAVA_HOME com o valor do diretório copiado e depois confirme em “OK”:

Variáveis de ambiente

Procure ainda na seção de “Variáveis de Sistema” a variável “Path”, dando um duplo clique na mesma para poder editá-la.

Adicione na última linha o seguinte: %JAVA_HOME%\bin

Variáveis de ambiente

Em seguida, clique em OK em todas as janelas, fechando-as.

Abra o terminal de comando (cmd, powershell ou outro de sua preferência), e digite o comando para verificação da instalação:

java -version
Versão Java

Instalação no LINUX

Abra o terminal de comando do Linux, e digite os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt install openjdk-21-jdk

Agora, você pode verificar o resultado da instalação, digitando:

java -version
Versão Java

2. Instalação do Maven:

Uma das opções mais usadas como gerenciador de pacotes e bibliotecas para Java se chama Maven.

Instalação no WINDOWS

Faça o download do Binary do Maven em: https://maven.apache.org/download.cgi

Maven downloads

Em seguida, descompacte a pasta que foi feita o download, salvando no diretório de seus programas, e copie o caminho até a pasta do Maven:

Maven download

Vá até as variáveis de ambiente do seu computador (você pode digitar “variáveis” na barra de pesquisa do windows).

Clique no botão “Variáveis de Ambiente”:

Variáveis de ambiente

Na seção de “Variáveis do Sistema”, clique em “Novo”, crie a variável MAVEN_HOME com o valor do diretório copiado e depois confirme em “OK”:

Variáveis de ambiente

Procure ainda na seção de “Variáveis de Sistema” a variável “Path”, dando um duplo clique na mesma para poder editá-la.

Adicione na última linha o seguinte: %MAVEN_HOME%\bin

Variáveis de ambiente

Em seguida, clique em OK em todas as janelas, fechando-as.

Abra o terminal de comando (cmd, powershell ou outro de sua preferência), e digite o comando para verificação da instalação:

mvn --version
Versão do Maven

Instalação no LINUX

Faça a instalação do maven via terminal:

sudo apt install maven

Verifique o status da instalação:

mvn --version

  • Criando o projeto:
1. Iniciando as dependências do projeto:

Uma das grandes vantagens de se trabalhar com frameworks, é obter um excelente gerenciamento de dependências de seu projeto.

Com o Spring não é diferente, podemos inicializar nosso projeto com inúmeras dependências, sendo também possível alterá-las após a inicialização do desenvolvimento de sua aplicação.

Dessa maneira, acessaremos o Spring Initializer para nos auxiliar na criação inicial do projeto: https://start.spring.io/

Conforme imagem abaixo, selecionamos para este exemplo a linguagem Java, o gerenciador Maven, a versão do Spring Boot (selecione a versão mais recente ou de sua preferência) e por fim incluímos as informações do nosso projeto:

Spring initializer

Em seguida, na mesma tela é possível clicar no botão “ADD DEPENDENCIES” e escolher quais as dependências que desejará incluir em seu projeto.

Por se tratar de um tutorial para criação inicial de um projeto genérico em Spring, escolheremos arbitrariamente algumas das principais dependências utilizadas em aplicações deste framework, no entanto, esta escolha deve seguir os requisitos e funcionalidades específicas do seu projeto, tais como tipo de banco de dados, servidor, orm e demais bibliotecas adicionais.

Portanto, apenas para efeito demonstrativo, usaremos a Spring Web, indicada para aplicações REST.

Dependência spring web

Após adicionada todas as dependências desejadas, clique em “GENERATE”.

Será gerado então uma pasta compactada do seu projeto, que deve ser descompactada em algum diretório desejado em seu computador.

Dependência spring web
2. Escolhendo sua IDE Java:

Existem inúmeras opções disponíveis de editores de código / IDE’s para se trabalhar com Java, listaremos rapidamente algumas delas:

3. Executando o projeto:

Utilizaremos neste tutorial o Intelli J, porém conforme indicado na seção anterior, você pode optar por outra opção de sua preferência.

Executando o projeto – (Intelli J)

Abra o Intelli J, pressione Ctrl + Shift + “A”, digite “Project”, e selecione “Import Project from Existing Sources…”

Importação do projeto

Selecione a opção “Import project from external model” com o Maven:

Importação do projeto maven

Caso seja solicitada a permissão de segurança para abertura do projeto, selecione “Trust Project”:

Confirmação do projeto

Após o carregamento do projeto, é possível iniciá-lo usando o ícone de start no canto superior da IDE:

Rodando o projeto

Em alguns segundos, seu projeto já deve ser iniciado com sucesso, informando a porta onde o servidor deve estar sendo executado no localhost.

Servidor iniciado
Executando o projeto – (Qualquer IDE)

Abra o projeto em seu editor de código preferido.

Em seguida, abra o terminal de seu editor de código ou o terminal do seu sistema operacional no mesmo diretório do projeto, e digite o comando maven para instalar as dependências da aplicação:

mvn clean install

Com este comando, seu projeto deve ser compilado com sucesso:

Compilado com sucesso

Agora que temos certeza que nosso projeto é compilável podemos digitar o comando maven para iniciar o servidor da aplicação:

mvn spring-boot:run

Em alguns segundos, seu projeto já deve ser iniciado com sucesso, informando a porta onde o servidor deve estar sendo executado no localhost.

Servidor iniciado
  • Próximos Passos:

O objetivo deste tutorial foi abordar para desenvolvedores iniciantes os primeiros passos sobre o que é, e como iniciar com o Java Spring.

Desse modo, agora que conseguiu preparar todo o ambiente necessário e entender as vantagens e desvantagens do Spring, é necessário considerar que ainda faltam passos importantes, como:

  • Definir qual Banco de Dados será utilizado, e configurar sua conexão necessária;
  • Implantar o ORM a ser utilizado;
  • Planejar o papel do Spring em seu projeto, por exemplo, se o mesmo será uma RESTFull API, Server Side Rendering, etc;
  • Implementar regras de negócio;
  • Adicionar o restante das dependências do projeto;
  • Gerenciar o mecanismo de autenticação e autorização;

Para te auxiliar na execução de vários destes passos, convidamos você a consultar nosso acervo contendo projetos de ponta-a-ponta e outros tópicos envolvendo tais assuntos!

Estrutura do projeto
  • pom.xml: é o coração do projeto, contendo informações importantes como versão do Java, Spring boot, e todas as dependências da sua aplicação;
  • application.properties: neste arquivo, é possível realizar inúmeras configurações de seu projeto, podendo inclusive alterar a extensão do mesmo para yaml;
  • MestreDoCodigoExemploApplication.java: Classe principal de execução do projeto;
  • templates: caso seja optada a utilização do framework para renderização de páginas frontend, é dentro de templates que podemos executar a criação dos mesmos;
  • static: caso seja optada a utilização do framework para renderização de páginas frontend, é dentro de static que podemos servir conteúdos estáticos como css, javascripts ou até mesmo html’s.

Conclusão

De fato, não é à toa que o Java Spring tem ainda sido uma das 3 soluções tecnológicas para desenvolvimento Backend mais escolhidas por desenvolvedores.

Um dos fatos que justificam isso é a maturidade da linguagem e as soluções avançadas na área de microsserviços.

No entanto, também é um fato que, para os acostumados com as facilidades do Javascript e Python, o Java pode parecer um mundo mais complicado, sendo este o grande desafio para a linguagem e framework: cativar os novos desenvolvedores para se atentarem aos benefícios adquiridos com o uso dos mesmos!

Por fim, sem sombra de dúvida, o conteúdo deste tutorial, embora seja importante, consiste na ponta do Iceberg do mundo do Spring!

Dessa maneira, é de fundamental importância que acompanhe os conteúdos deste site e de outros para aprofundar-se às suas necessidades.

Convidamos para que explore mais opções de conteúdo relacionadas com este ou outros frameworks em nosso site!

Faça o download do projeto em nosso github:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *